terça-feira, 1 de novembro de 2011

Poetisa Simone Xavier


AUTOBIOGRAFIA

Eu, Maria Simone Araújo Xavier nasci em Divinópolis no dia 09/04/1977. Casei-me com Reginaldo Sebastião Xavier. Fiz meus estudos na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira e na Escola Estadual Manoel Correia Filho, em Divinópolis.
Espelho da Alma é minha primeira obra. Retrata, como o título pretende enfatizar, minha experiência de vida e como venci tudo para chegar ao Amor. Alguns de meus poemas refletem a dificuldade dos seres humanos como amar, sofrer, perder e dar sentido a própria vida. Outros poemas são homenagem à minha Mãe Margarida. Há cinco anos pretendo lançar meu livro. Agora consegui graças à ajuda de amigos. Graças a Deus, que, em todos os momentos de minha vida, segurou em minhas mãos e me guiou na luz de seu amor.

Simone – 99429183 (obra da vida entre 1998 e 2008)
 
Ainda a conversa com o leitor ou leitora!

Nosso leitor e amiga leitora, é bom ver Maria Simone declamando na Noite da Poesia e em outros lugares! Agora ela está nesta sensível obra, fruto de seu esforço.  Descortinamos a poesia como encantamento da autora, a abraçar o sentido interior e alinhavar os vários sentidos da sua interioridade – espaço da consciência poética e mística. Veja o processo de construção deste livro: primeiro, o desejo, depois a atitude de ditar seus poemas a sua sobrinha Cláudia Daiana. Mais um pouco de tempo, pôde  encaminhá-los ao prof. José Ricardo Gonçalves Machado e sua esposa Rosimeire Aparecida Machado. Esses, carinhosamente, souberam digitá-los e me enviá-los por e-mail. Finalmente, busquei o atual formato, poeticamente, aceitável. Reenviei a obra de Simone ao prof. José Ricardo e à Rosimeire. O texto concluso à Simone (autora) e sua aprovação final estimulou a luta por meses até a publicação. A autora vem agradecer de coração a todos que desejam o reconhecimento de seu trabalho. É a atitude solidária que configurou o livro, para você, qual jóia e presente. 

 

Professor José João Bosco Pereira


Disponibilizamos o e-mail do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ambiental – CREIA, para contato com a Poetisa Simone Xavier:


O poema a seguir foi composto em homenagem ao Professor José Ricardo, a partir do anúncio de um curso de Braille, que levou a Poetisa a conhecê-lo:

ANÚNCIO

Aquele anúncio
Veio para escrever
A nova página
No livro da minha existência.
Tudo me fazia crer
Que insistir
Naquele sonho,
Era perda de tempo,
Mas o meu coração gritava alto
Para que eu continuasse
E não desistisse.
Até aquele momento,
Eu me sentia
Como um livro empoeirado,
Jogado em uma prateleira
No fundo de uma casa esquecida.
Sentia-me como a canção
Que não conseguia alcançar
Os corações daqueles que a ouviam.
Então, encontrei você,
E os meus olhos
Não puderam conhecer
Seus traços.
E minha alma,
Ao encontro da sua,
Pôde ver
O ser maravilhoso
Que você era.
Descobri que o mundo
Não está perdido,
Que ainda existem pessoas
Com alma de anjo,
E com a lealdade;
É reflexo do amor de Deus.


Simone Xavier.

Um comentário: